Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser

Autores

  • Cândida Martins Pinto Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p247-267

Palavras-chave:

Práticas transformadoras, Curso Técnico, Vivências, Apropriação.

Resumo

Este artigo objetiva analisar e revisitar um projeto de letramento – práticas transformadoras - ocorrido durante o segundo semestre de 2011, junto ao curso Técnico em Agropecuária Integrado, do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, ao longo das aulas da disciplina de Língua Portuguesa. Mais especificadamente, busca-se analisar as evidências de uma aprendizagem significativa, no que se refere aos quatro princípios da Pedagogia dos Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996): prática situada, instrução explícita, enquadramento crítico e prática transformadora, os quais sintetizam o conjunto das relações apropriadas de aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa que se enquadra em uma abordagem sociocultural do letramento, optou-se pela pesquisa social na perspectiva da etnografia, viabilizada pela observação participante da pesquisadora, que direcionou a coleta de notas de campo, relatórios e depoimentos escritos pelos estudantes. Os dados indicaram que inserir os estudantes em contextos reais de sua futura profissão auxilia para que a instrução implícita torne-se significativa para apropriação de diversos textos da esfera acadêmica e profissional e para que se sintam profissionais autônomos e críticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cândida Martins Pinto, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul
    Professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul - RS e Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas - RS, sob orientação do professor doutor Vilson Leffa.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

PINTO, Cândida Martins. Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 247–267, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p247-267. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47724.. Acesso em: 25 abr. 2024.