Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A AUTORIA ANTES DA RECEPÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LITERATURA EM TIMOR-LESTE

Patricia Trindade Nakagome

Resumo


Neste artigo, apresentamos a experiência de docência da língua portuguesa e da literatura lusófona no Timor-Leste durante um ano letivo na única universidade pública do país, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). Mostraremos a diferença entre o planejamento inicial das aulas e o seu desdobramento concreto, em que se fez evidente a necessidade de que os alunos fossem estimulados a tornarem-se autores de suas próprias histórias antes de serem leitores de textos literários. Inicialmente, considerava-se que o trabalho com obras da tradição lusófona possibilitaria uma forma interessante de discutir a maneira singular como o Timor-Leste dialogava com a cultura de uma de suas línguas oficiais. No entanto, diante da grande diferença cultural e linguística que separava professor e alunos, apresentamos como tal objetivo foi modificado e postergado. Discutiremos as escolhas didáticas feitas a fim de respeitar não apenas a especificidade daquele grupo de estudantes, mas também o próprio texto literário, o qual perderia em sentido caso fosse lido apenas através da interpretação do professor. Dessa forma, mostramos, neste artigo, a necessidade de que a autonomia e a autoria sejam apoiadas como maneira de garantir a recepção efetiva do texto literário em sala de aula.

Palavras-chave


ensino de literatura; recepção; Timor-leste; lusofonia; autoria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i1p83-100

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Linha D'Água

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Classificação Qualis Periódico 2016 - B1 (Letras/Linguística) 

Indexadores e diretórios

10 10 101010
10