Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiais

Autores

  • Roseli Hilsdorf Dias Rodrigues Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i1p9-30

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Ensino de Gramática, PCN, Propostas Curriculares do Estado de São Paulo.

Resumo

No processo de aquisição da linguagem, junto com a língua, aprendemos a (con)viver. A concepção de linguagem como forma de interação humana também deveria fundamentar o ensino de língua na escola. Este trabalho parte da concepção sócio-histórica da linguagem para apresentar uma discussão teórica sobre o ensino de língua portuguesa como língua materna, centrando-se no ensino de gramática, com o objetivo de estabelecer paralelos entre documentos oficiais que vêm abordando esse tema nas últimas décadas. Além de refletir sobre a língua portuguesa e seu ensino, este trabalho objetiva verificar as diretrizes de três documentos oficiais – tanto do Estado de São Paulo quanto do Governo Federal –, desde 1986 até o presente momento, e estabelecer paralelos entre eles, considerando os princípios que compõem a base teórica subjacente a cada um. Foram feitas pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Como resultado, destaca-se a falta de continuidade entre as propostas voltadas à educação, como é o caso da nova Proposta curricular do Estado de São Paulo (2008), que contradiz os PCN (1998). Conclui-se que há a necessidade do estabelecimento de uma política pública de longo prazo que assegure a continuidade de diretrizes para o ensino de língua portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseli Hilsdorf Dias Rodrigues, Universidade de Taubaté
    Doutora em Letras pelo Programa de Pós- Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa na Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

RODRIGUES, Roseli Hilsdorf Dias. Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiais. Linha D’Água, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 9–30, 2014. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v27i1p9-30. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/75931.. Acesso em: 25 abr. 2024.