Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196

Palavras-chave:

fonética, fonologia, laboratório, pesquisa, modelo.

Resumo

As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos.

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Biografia do Autor

  • Vicente Masip, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor doutor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

MASIP, Vicente. Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 177–196, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281.. Acesso em: 19 abr. 2024.