Ensino da leitura em tecnologia virtual na escola

Autores

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123

Palavras-chave:

Ensino da leitura, Tecnologia virtual, Compreensão leitora, Aprendizagem de conhecimentos linguísticos, E-book.

Resumo

A pesquisa aqui relatada teve como objetivos específicos: produzir materiais de leitura virtuais para alunos de 7ª série do EF; desenvolver oficinas com esses materiais para esse público; verificar os benefícios das oficinas para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos textuais; gerar um e-book para uso por professores; disponibilizar esse e-book no site da Editora da PUCRS – EDIPUCRS. A metodologia envolveu: realização de trabalho cooperativo em torno de ações de ensino (oficinas de aplicação dos materiais virtuais gerados), pesquisa (elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa) e extensão (produção e disponibilização de e-book). Constituíram-se em resultados: uma rede produtiva entre a Universidade e as escolas; um acervo de materiais de desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental; o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos e a aprendizagem de conhecimentos linguísticos na relação pré/pós-teste; o e-book gerado e implantado no site da EDIPUCRS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
    Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Porto Alegre, RS, Brasil

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

PEREIRA, Vera Wannmacher. Ensino da leitura em tecnologia virtual na escola. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 109–123, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p109-123. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97032.. Acesso em: 19 abr. 2024.