Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva

Autores

  • Mauro Muszkat Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338

Palavras-chave:

música, neurodesenvolvimento, infância

Resumo

Ensaio sobre música e neurodesenvolvimento. 

Biografia do Autor

  • Mauro Muszkat, Universidade Federal de São Paulo

    Médico neurologista, músico e compositor. Tem mestrado, doutorado e pós em neurociências pela UNIFESP. Atua como coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar Infantil (NANI) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Professor no Programa de Educação e Saúde da Infância e Adolescência (UNIFESP). Lidera o Grupo de Pesquisa em Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional do CNPq. 

Referências

1. Andrade,, P.E. Uma abordagem evolucionária e neurocientífica da música. Neurociências. 1 (1): 21-33, 2004.
2. Blood A. J., Zatorre R. J., Bermudez P., et al. (1999) Emotional responses to pleasant and unpleasant music correlate with activity in paralimbic brain regions. Nature Neuroscience, 2, 382–387.
3. Carrer, L.R.J (2015) Music and sound in time processing of children with ADHD. Front Psych 6:127. doi:103389/fpsyt:2015.00127
4. Bodner M., Turner R. P., Schwacke J., et al. (2012) Reduction of seizure occurrence from exposures to auditory stimulation in individuals with neurological handicaps: a randomized controlled trial. PLoS One, 7, e45303.
5. Dumont, E.; Syurina, E.V., Feron, F.J.M., van Hooren, S (2017) Music Intervention and Child Development; a Critical Review and Further Directions, Front Psychol,8: 1694 doi 10.3389/fpsyg.2017.01694
6. Hegde, S. (2017) Music Therapy for Mental Disorder and Mental health; The untapped potential of Indian Classical Music BJPsychic International 2(14), may.
7. Levitin, D. A Música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
8. Jaschke, A.C.; Honing,H.; Scherder, E.J.A (2018) Longitudinal Analysis of Muisc Education on Executive Functions in Primary School Children. Frontiers in Neurosciece, 23; DOI 10.3389/fnins.2018.00103
9. Langer S. K. (1951) Philosophy in a New Key. Harvard University Press.
10. Maratos A. S., Gold C., Wang X., et al. (2008) Music therapy for depression. Cochrane Database of Systematic Reviews, (1), CD004517. [
11. Mithen S. (2005) The Singing Neanderthals. Weidenfeld and Nicholson.
12. Mula M. & Trimble M. R. (2009) Music and madness: neuropsychiatric aspects of music. Clinical Medicine, 9, 83–86.
13. Muszkat, M; Correia, CMF; Campos, SM (2000). Música e Neurociências. In: Revista de Neurociências.; 8 (2): 70-75
14. Sloboda, J. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Tradução Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
15. Stewart L., von Kriegstein K. & Warren J. D. (2006) Music and the brain: disorders of musical listening. Brain, 129, 2533–2553.
16. Thaut M. H. (2005) The future of music in therapy and medicine. Annals of the New York Academy of Science, 1060, 303–308.
17. Tierney, A.T; Krizman, J.; Kraus, N (2015) music training alters the course of adolescent auditory developmente Proc Nat Acad Sci USA.Aug 11:112(32): 10062-10067.
18. Trimble M. R. (2007) The Soul in the Brain: The Cerebral Basis of Language, Art and Belief. Johns Hopkins University Press.
19. Trimble M. R. (2012) Why Humans Like to Cry. Tragedy, Evolution and the Brain. Oxford University Press.
20. Trimble, M, Hesdorfer, D. (2017)Music and the brain: the neuroscience of music and musical appreciation BJPsych Int. 2017 May; 14(2): 28–31.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Música e Neurodesenvolvimento: em busca de uma poética musical inclusiva. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 233–243, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.163338. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/163338.. Acesso em: 29 mar. 2024.