Quarup: uma educação sentimental pelo povo

Autores

  • Horst Rolf Nitschack Universidade do Chile (UChile)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p13-32

Palavras-chave:

Romance de formação [Bildungsroman], povo, afetos, década de 1960

Resumo

A década de 1960 não é apenas um período de profundas transformações sociais, técnicas e culturais, mas mudanças decisivas se produzem também no âmbito dos afetos dos sujeitos, seja dos sujeitos coletivos, seja dos individuais. Ao mesmo tempo, esses novos afetos que se formaram, por sua vez, vão influenciar a transformação social e cultural. O romance Quarup corresponde, em sua estrutura fundamental, a um romance de formação, apesar de apresentar — conforme a nossa leitura — duas modificações básicas, as quais exatamente correspondem às circunstâncias da década de 1960: o processo de aprendizagem do protagonista não mais se orienta em valores e normas (burgueses) aparentemente objetivos, mas sim na relação afetiva do protagonista com o “povo”. Com isso, contudo, o seu processo de aprendizagem necessariamente se torna ao mesmo tempo em uma experiência de “deseducação”, levando-o ao afastamento e à libertação dos valores e das normas tradicionais. No entanto, o povo enquanto sujeito, no qual essa transformação afetiva busca se orientar, nesta década entra mesmo em uma crise que é encenada no filme Terra em transe, de Glauber Rocha, tendo sido muito discutida por Fernando Gabeira, Roberto Schwarz e Caetano Veloso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Horst Rolf Nitschack, Universidade do Chile (UChile)

    Horst Rolf Nitschack é professor do Centro de Estudos Culturais Latino-americanos (CECLA) e do Departamento de Literatura na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Chile. Ele recebeu seu doutorado na Universidade de Freiburg, Alemanha, com uma tese sobre os escritos estéticos de Kant e Schiller. Lecionou como professor e professor visitante em universidades da Alemanha, França, EUA, Brasil, México, Costa Rica, Colômbia, Peru e Chile. Tem numerosos artigos e capítulos sobre cultura comparativa e literatura latino-americana em revistas e livros. Última publicação de livro: Incursiones en la literatura brasileña: De la colonia a la marginalidad. Valparaíso: Editorial Dársena de las Ediciones Universitarias de Valparaíso, 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Quarup: uma educação sentimental pelo povo. (2019). Literatura E Sociedade, 24(29), 13-32. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p13-32