Percurso histórico-estético da ideia de formação

Autores

  • Salete de Almeida Cara Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i30p40-55

Palavras-chave:

Formação, Estruturação formal, Golpe de 1964, Percurso crítico

Resumo

Este texto pretende examinar algumas linhas de força de Formação da Literatura Brasileira no percurso crítico de verificação do andamento da nossa formação histórico-social e análises do modo de estruturação estética dessa experiência, a partir do próprio tempo do crítico Antonio Candido. Nesse percurso, o golpe de 1964 é decisivo, como se pode observar a partir de textos dos anos de 1970 até sua reflexão sobre a acumulação da “tragédia moderna” (Raymond Williams), em O discurso e a cidade, chegando a um depoimento de 2008.

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Biografia do Autor

  • Salete de Almeida Cara, Universidade de São Paulo (USP)

    Professora livre-docente da Universidade de São Paulo. Atuou como consultora ad hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é membro do comitê editorial de revistas especializadas da área. Suas pesquisas e publicações mais recentes, com ênfase em Literatura Comparada, se dão em torno dos seguintes temas (e respectivos autores): o romance naturalista francês, a crítica literária e o romance naturalista brasileiro, crítica e romance nos séculos XX e XXI.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Percurso histórico-estético da ideia de formação. (2019). Literatura E Sociedade, 24(30), 40-55. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i30p40-55