Os “últimos dias” do acampamento de imigrantes e refugiados de Calais

Palavras-chave: direitos humanos, migração, refugiados, União Europeia

Resumo

Este relato descreve uma visita de pesquisa aos acampamentos de imigrantes e refugiados de Calais e de Norrent-Fontes, ambos localizados no departamento de Pas-de-Calais, região norte da França, entre os dias 19 e 20 de setembro de 2016. A visita ocorreu alguns dias antes que o governo francês realizasse o desmantelamento do acampamento de Calais, também conhecido como a “Selva de Calais” (Jungle de Calais), em 26 de outubro de 2016. Após apresentar brevemente o histórico dos acampamentos, descrevemos nossas impressões das visitas. Ao final, descrevemos a situação atual dos acampamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Veloso Leão, Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Doutor em Relações Internacionais pelo IRI-USP, membro do projeto de Extensão Cosmópolis e do Grupo de Pesquisa de Políticas Locais de Migração.

 

 

Jameson Vinicius Martins da Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), membro do projeto de Extensão Cosmópolis e do Grupo de Pesquisa de Políticas Locais de Migração. 

 

Publicado
2018-07-28
Como Citar
Leão, A., & Martins da Silva, J. (2018). Os “últimos dias” do acampamento de imigrantes e refugiados de Calais. Malala, 6(9), 117-129. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2018.148471
Seção
Relatos de Campo