A midiatização da comunicação pública: um olhar sobre a discutibilidade dos escândalos políticos

Autores

  • Patrícia Milano Pérsigo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p229-241

Palavras-chave:

Midiatização, comunicação pública, escândalos, política

Resumo

Este artigo aborda a midiatização da comunicação pública tendo como enfoque o escândalo político do mensalão. A corrupção na política brasileira é pauta recorrente na mídia nacional e até internacional. Sob essa perspectiva nos propomos a delinear algumas implicações da midiatização no debate de temas de comunicação pública. Para tanto, utilizaremos os estudos de Hjarvard (2012), Fausto Neto (2006, 2008) e Sodré (2002). Sobre a comunicação pública, buscamos Weber (2009), Duarte (2007) e Brandão (2007). Observando o site Rede de Escândalos concluímos que a midiatização de temas de interesse público ainda está em estágio preliminar, deixando a discutibilidade desses assuntos para um futuro que esperamos não muito distante.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Milano Pérsigo, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora e Mestre em Comunicação Midiática (UFSM). Professora Assistente do Depto. de Ciências da Comunicação da UFSM, Campus Frederico Westphalen
  • Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora e Mestre em Comunicação Midiática (UFSM). Professora Assistente do Depto. de Ciências da Comunicação da UFSM, Campus Frederico Westphalen

Publicado

2015-06-23

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

A midiatização da comunicação pública: um olhar sobre a discutibilidade dos escândalos políticos. (2015). MATRIZes, 9(1), 229-241. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p229-241