Crise da educação e a revolução do pensamento

Autores

  • Maria Cecilia de Sá Porto Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295

Palavras-chave:

Educação, filosofia, comunicação, pensamento complexo

Resumo

Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessível

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Biografia do Autor

  • Maria Cecilia de Sá Porto, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    Mestre em Antropologia Cultural pela American University de Washington D.C., doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Publicado

2015-12-07

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Crise da educação e a revolução do pensamento. (2015). MATRIZes, 9(2), 291-295. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295