O corpo fragmentado do cinema contemporâneo

Autores

  • Elenildes Dantas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p197-201

Palavras-chave:

Cinema, corpo cinemático, estética, imagem

Resumo

Em O corpo cinemático, Steven Shaviro procura explorar as relações entre o aparelho cinemático e a vida do corpo, sugerindo que os dois não são alheios ou extrínsecos um ao outro, uma vez que sua interpretação simbólica e parasitária faz parte da cultura pós-moderna das relações sociais e tecnológicas da sociedade capitalista. Compreendendo o cinema como um medium vívido que provoca reações corpóreas de desejo e medo, prazer e nojo, fascínio e vergonha, o autor busca as relações com a pós-modernidade, a política dos corpos humanos, a construção da masculinidade e a estética masoquista, presentes nos filmes.

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Biografia do Autor

  • Elenildes Dantas, Universidade de São Paulo
    Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Resenhas de livros

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