Memes, menomas e LOLs: expressão e reiteração a partir de dispositivos retóricos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p111-133

Palavras-chave:

Memes, narrativas digitais, estudos de internet, comunidades de prática

Resumo

A popularidade dos memes de internet como itens de comunicação apresenta uma série de questões de investigação, incluindo as caraterísticas de todas as suas ligações com o conceito original de meme, tomado da biologia. Além disso, um aspecto que demanda pesquisa é a forma como a exploração desses itens serve a um propósito mais amplo de comunicação, como mecanismos para indivíduos ou grupos, ou como eles impactam a sociedade como um todo. Este artigo apresenta uma revisão de perspectivas sobre memes, e propõe analisá-los como recursos retóricos, propondo uma interpretação geral desses itens como menomas, e concentrando a atenção em uma iteração particular, a macro imagem meme que, sugere-se, deva ser chamada de LOL.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Villanueva-Mansilla, Pontificia Universidad Católica del PerúDpto. Comunicaciones
    Professor Associado, Departamento de Comunicações, Pontificia Universidad Católica del Perú. Editor do The Journal of Community Informatics .

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Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Memes, menomas e LOLs: expressão e reiteração a partir de dispositivos retóricos digitais. (2017). MATRIZes, 11(2), 111-133. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p111-133