O conceito de hegemonia no percurso dos meios às mediações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p173-188

Palavras-chave:

Hegemonia, mediações, comunicação de massa, cultura popular, América Latina

Resumo

O deslocamento teórico-metodológico dos meios às mediações, proposto por Jesús Martín-Barbero, implica a adoção de uma perspectiva na qual a comunicação é associada a processos político-culturais. Nessa abordagem, o conceito de hegemonia ocupa posição central. Este artigo propõe-se a evidenciar como essa contribuição teórica auxiliou no desenvolvimento de uma abordagem original sobre a comunicação de massa na América Latina. Para tanto, inicia com uma explanação sobre a origem do termo e sua apropriação pelos estudos de comunicação e cultura. Em seguida, situa historicamente as pesquisas de Martín-Barbero que introduziram o conceito no continente, possibilitando a compreensão de suas singularidades no livro Dos meios às mediações.

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Biografia do Autor

  • Gláucia da Silva Mendes Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Mestre e jornalista pela UFJF.

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Moraes, G. da S. M. (2018). O conceito de hegemonia no percurso dos meios às mediações. MATRIZes, 12(1), 173-188. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p173-188