O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130

Palavras-chave:

TV transmídia, fã, redes sociais digitais, transtextualidade

Resumo

A expressão “TV Transmídia” designa um modelo de produção que se caracteriza pela incorporação de outras mídias e plataformas, sobretudo, as redes sociais digitais, na cadeia criativa do meio televisivo. A participação do público é uma condição indispensável para a concretização das estratégias transmídias, mesmo quando as ações são, de certo modo, “dirigidas” ou orientadas pela intencionalidade e por uma “inteligência” dos produtores. Em função do engajamento exigido, o destinatário de uma ação transmídia é, idealmente, um fã. O desafio que se coloca para os estudiosos é entender melhor o papel desse fã na constituição de um tipo de texto – o texto transmídia – cuja manifestação depende necessariamente da sua atuação.

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Biografia do Autor

  • Yvana Fechine, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora e coordenadora do Grupo de Trabalho Obitel Brasil – PPGCOM/UFPE.

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Grupo de Trabalho Obitel Brasil – PPGCOM/UFPE.

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Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão. (2019). MATRIZes, 13(2), 113-130. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130