A comunidade na expropriação: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p267-288

Palavras-chave:

Comunidade, figura humana, cinema, Pedro Costa

Resumo

O artigo discute os modos de alteridade evidenciados pelos elementos estruturais de Ossos (1997), No quarto da Vanda (2000) e Juventude em marcha (2006), de Pedro Costa. Ao descrever e analisar as formas fílmicas escolhidas para construir vias de acesso entre os corpos em cena, valorizando a constante exposição ao outro, busca-se apresentar como o cinema do realizador português constitui uma comunidade intrínseca à expropriação. O artigo opta por um viés comparatista entre os filmes de Costa e os de cineastas que o influenciaram, como John Ford e Yasujiro Ozu; para além da breve consulta a obras de Van Gogh e Gustave Courbet, artistas que compartilham motivos visuais e, acreditamos, uma sensibilidade social comum com o diretor.

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Biografia do Autor

  • Edson Pereira da Costa Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, Doutor em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

A comunidade na expropriação: modos de alteridade no cinema de Pedro Costa. (2020). MATRIZes, 14(1), 267-288. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p267-288