As novas narrativas da ficção televisiva e a Internet

Autores

  • Charo Lacalle Universidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p79-102

Palavras-chave:

ficção televisiva, internet, intertextualidade, identidade juvenil

Resumo

A constante retroalimentação entre a televisão e as novas tecnologias expande os limites de interpretação e confgura novos modelos narrativos e novas modalidades de cooperação textual que estão modifcando de maneira radical os paradigmas de texto e de interpretação. A incorporação crescente dos usuários na Rede propicia a configuração de um entorno midiático onde as fronteiras entre produção e recepção são cada vez mais difusas, o que está transformando a Rede no principal aliado da ficção televisiva. Neste artigo (realizado no âmbito de uma pesquisa sobre a construção da identidade juvenil na ficção televisiva e nas novas tecnologias), são repassados os principais marcos da parceria crescente entre televisão e internet, à luz das diferentes modalidades de retroalimentação propiciadas pela nova transmedia storytelling.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Charo Lacalle, Universidad Autónoma de Barcelona
    Catedrática do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em análise do audiovisual e coordenadora espanhola do Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva). Entre outros livros, publicou "El discurso televisivo sobre la inmigración" (Omega) e "El espectador televisivo" (Gedisa).

Downloads

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As novas narrativas da ficção televisiva e a Internet. (2011). MATRIZes, 3(2), 79-102. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p79-102