Redes sociais e os estudos de recepção na internet

Autores

  • Denise Cogo Unisinos
  • Liliane Dutra Brignol Unifra (Centro Universitário Franciscano)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p75-92

Palavras-chave:

Redes sociais, Estudos de Recepção, Internet

Resumo

Nesse artigo, propomos um itinerário de reflexão em torno das redes sociais como ambiência mediada na busca por situar suas incidências nos estudos de recepção na internet. Partimos da compreensão de que o papel desempenhado pelas redes sociais no modo de organização das relações contemporâneas traz conseqüências para a configuração e os usos das mídias, com destaque para a internet, o que exige uma reconfiguração do olhar sobre os processos de recepção. Ao longo do texto, são discutidos aspectos conceituais referentes ao reposicionamento do interacional nos estudos da recepção no contexto da sociedade em rede, com destaque para cinco dimensões que exigem a atenção nesse reposicionamento: a facilidade de acesso à esfera da produção, a convergência midiática, a interatividade, a hipertextualidade e a heterogeneidade das características da internet.

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Biografia do Autor

  • Denise Cogo, Unisinos
    Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos Pesquisadora Produtividade Nível 2 do CNPq
  • Liliane Dutra Brignol, Unifra (Centro Universitário Franciscano)
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos – RS e professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra, Santa Maria – RS)

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Cogo, D., & Dutra Brignol, L. (2011). Redes sociais e os estudos de recepção na internet. MATRIZes, 4(2), 75-92. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p75-92