O tutorial em vídeo para o desenvolvimento das capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira de alunos adolescentes

Análise preliminar das produções iniciais e finais

Autores

  • Aline Hitomi Sumiya Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7iEspecialp19-38

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, FLE, gênero multimodal, tutorial em vídeos, capacidades de linguagem, adolescentes.

Resumo

Neste artigo, apresentaremos uma análise preliminar das produções iniciais e finais de tutoriais em vídeo produzidos por alunos adolescentes. A partir dessa análise, tínhamos por finalidade saber se, a partir da sequência didática trabalhada, os alunos desenvolveram as capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira (FLE). Parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, esse estudo tem por objetivo investigar o gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições para o ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. Para realizá-lo, nos baseamos, no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008), nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004/2010), em relação à utilização de gêneros textuais em sala de aula e no quadro da Semiótica Sociointeracional (LEAL, 2010), em que se é proposta a junção do modelo de análise textual do ISD e as funções da Gramática do Design Visual (KRESS et VAN LEEUWEN, 2006). Ainda que o gênero trabalhado seja complexo, por articular aspectos verbais e não verbais na sua construção, essa análise preliminar mostrará que, a partir da sequência didática trabalhada, houve um significativo desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Hitomi Sumiya, Universidade de São Paulo
    Licenciada em letras português-francês pela Universidade Federal de Viçosa e mestranda em francês pela Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª edição. São Paulo, Martins Fontes. 1953/1999.

BARIONI, M. C. Gêneros textuais digitais no ensino da língua francesa: a receita audiovisual. São Paulo – SP. Trabalho não publicado.

BRONCKART, J.-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

______. Interacionismo Sócio-discursivo: uma entrevista com Jean Paul Bronckart. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 4, n. 6, março de 2006. Tradução de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de Ávila Othero. ISSN 1678 -8931 www.revel.inf.br

DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral: initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF, 1998.

______. Genres et progression en expression orale et écrite: éléments de réflexions à propos d’une expérience romande. Enjeux, 37/38 :1996. p. 49 – 75.

DOLZ, J., SCHNEUWLY, B., DE PIETRO, J. F. Relato de uma elaboração de uma sequência: o debate público. In: DOLZ, J., SCHNEUWLY, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013 [2004]. p. 213 – 239.

DOLZ, J., SCHNEUWLY, B., HALLER, S. O oral como texto: construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J., Gêneros orais e escritos na escola. 3 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013 [2004]. p. 125 – 155.

Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 27 Jul. 2015.

KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. R. Reading Images – The Grammar of Visual Design. New York: Routledge, 2006.

LEAL, A. A. A organização textual do gênero Cartoon: Aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos. Tese (Doutorado) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.

LOUSADA, E. G. Elaboração de material didático para o ensino de francês. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais & Ensino. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 81-94.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na Escola. 3ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013 [2004]. p. 19-34.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS. 8, 2015, São Paulo. Caderno de programação. São Paulo. 99 p.

SUMIYA, A. O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes. 2015. 152 p. Relatório de qualificação (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Sumiya, A. H. (2018). O tutorial em vídeo para o desenvolvimento das capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira de alunos adolescentes: Análise preliminar das produções iniciais e finais. Non Plus, 7(Especial), 19-38. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7iEspecialp19-38