Midiatização e plataformização

aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150347

Palavras-chave:

Midiatização, Plataformização, Internet, Mídias Sociais, STS

Resumo

Diante do referencial teórico da midiatização, propõe-se discutir suas possíveis relações com o tema da plataformização, termo que visa descrever tanto a consolidação das plataformas de mídia conectiva no âmbito da internet e mídias digitais, quanto seu alastramento como modelo a diferentes domínios econômicos e sociais contemporâneos. Identificam-se similaridades entre os dois conceitos bem como entrecruzamentos dos fenômenos que visam descrever. Por fim, sugere-se que o subdomínio emergente dos Estudos de Plataforma ofereceria contribuições importantes ao tema da midiatização, com possíveis ganhos metodológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Goes Mintz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Comunicação Social (UFMG), pesquisador Redes Estudos Sociotécnicas (REST) e bolsista CAPES/Proex.

Referências

BENAKOUCHE, T. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 17, p. 1-28, 1999. Disponível em: https://bit.ly/2lWE8dK. Acesso em: 27 abr. 2017.

BRAGA, J. L. Mediatização como processo interacional de referência. Animus, Santa Maria, v. 5, n. 2, p. 9-35, 2006. Disponível em: https://bit.ly/2lPCsT7. Acesso em: 12 jul. 2017.

BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI JÚNIOR, J.; MATTOS, M. Â.; JACKS, N. (org.). Mediação e midiatização. Salvador: Edufba, 2012. p. 31-52.

COULDRY, N. Mediatization: what is it? In: KRAMP, L. et al. (org.). Media practice and everyday agency in Europe. Bremen: Lumière, 2014. p. 33-39.

D’ANDRÉA, C. F. B. Rumo a uma plataformização do social. In: Letras, ano XII, n. 53, jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2kAqj4l. Acesso em: 11 jul. 2017.

D’ANDRÉA, C. F. B. Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos. Galáxia, São Paulo, n. 38, p. 28-29, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2lRw1Py. Acesso em: 11 set. 2018.

GALLOWAY, A. Protocol: how control exists after decentralization. Cambridge: MIT Press, 2004.

GILLESPIE, T. The politics of ‘platforms’. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2m61D3L. Acesso em 23 abr. 2017.

HELMOND, A. The platformization of the web: making web data platform ready. Social Media+ Society, Thousand Oaks, v. 1, n. 2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2lTztJk. Acesso em: 23 abr. 2017.

HEPP, A. Cultures of mediatization. Cambridge: Polity, 2013.

HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 45-64, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2kkzFB3. Acesso em: 12 jul. 2017.

HJARVARD, S. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, v. 5, n. 2, p. 53-91, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2m1Dlbr. Acesso em: 23 abr. 2017.

HJARVARD, S. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 51-62, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Ka3MUI. Acesso em: 12 jul. 2017.

JURNO, A. C.; D’ANDRÉA, C. Agenciamentos e redes textuais no Facebook: uma cartografia do “feed de notícias”. Revista Communicare, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 22-36, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2mfWSEY. Acesso em: 20 ago. 2017.

KUBICEK, Herbert Kubicek. Das Internet auf dem Weg zum Massenmedium? Ein Versuch, Lehren aus der Geschichte alter und neuer Medien zu ziehen. In: WERLE, Raymund; LANG, Christa (ed.). Modell Internet? Entwicklungsperspektiven neuer Kommunikationsnetze. Frankfurt: Campus; New York: ISF München, 1997. p. 213-239.

LATOUR, B. Um coletivo de humanos e não-humanos: no labirinto de Dédalo. In: LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: Edusc, 2001. p. 169-200.

LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LUNDBY, K. Notes on interaction and mediatization. In: KRAMP, L. et al. (ed.). Media practice and everyday agency in Europe: the researching and teaching communication series. Bremen: Lumière, 2014. p. 41-53.

MARRES, N.; MOATS, D. Mapping controversies with social media: the case for symmetry. Social Media + Society, Thousand Oaks, v. 1, n. 2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2mjGnIa. Acesso em: 13 ago. 2018.

O’REILLY, T. What Is Web 2.0. Disponível em: https://bit.ly/13vrGTD. Acesso em: 7 abr. 2017.

PLANTIN, J.-C. et al. Infrastructure studies meet platform studies in the age of Google and Facebook. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 20, n. 1, p. 293-310, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2kIa3ON. Acesso em: 23 abr. 2017.

TURNER, F. From counterculture to cyberculture: Stewart brand, the whole earth network, and the rise of digital utopianism. Chicago: University of Chicago Press, 2008.

VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.

VAN DIJCK, J. The platform society. Berlin: Alexander von Humboldt Institut für Internet und Gesellschaft, 2016. 1 vídeo (83 min). Publicado pelo canal Alexander von Humboldt Institut für Internet und Gesellschaft. Disponível em: https://bit.ly/2zvf7tk. Acesso em: 7 dez. 2017.

VAN DIJCK, J.; POELL, T. Understanding social media logic. Media and Communication, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 2-14, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2kptqvS. Acesso em: 17 set. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Midiatização e plataformização: aproximações. (2019). Novos Olhares, 8(2), 98-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150347