Adolescentes e o livro

internet como mediadora de novas práticas de leitura

Autores

  • Marina Machiavelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162144

Palavras-chave:

Estudo de Recepção, Mediações, Leitura, Internet, Adolescente

Resumo

Este artigo analisa usos e apropriações do livro por adolescentes, de modo a entender os impactos dos suportes digitais nas formas de leitura. Para tanto, reflete a partir da perspectiva das mediações de Martín-Barbero, especificamente no que se refere à tecnicidade. Com base na discussão teórica e em pesquisa empírica (com destaque para a análise de entrevistas), é possível compreender hábitos e preferências de adolescentes leitores, de modo a identificar novos usos que se concretizam na trama entre o livro e a internet. Mantém-se a importância do livro enquanto produto cultural e simbólico para os adolescentes pesquisados, em práticas que transitam entre o impresso, o on-line e as diferentes telas, combinando leitura silenciosa, íntima e compartilhada, expandindo as narrativas ao dividir recomendações e produzir novos conteúdos associados ao livro em redes sociais digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Machiavelli, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Franciscana. Graduada em Comunicação Social – Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria.

  • Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora do Departamento de Ciências da Comunicação – Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

BOURDIEU, P. A leitura: uma prática cultural: debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1999. p. 231-253.

CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.

CRUCES, F. Maneras de leer: una introducción. In: Francisco Cruces (dir.). ¿Cómo leemos en la sociedad digital? Lectores, booktubers y prosumidores. Rio de Janeiro: Ariel, 2017.

COLOMER, T. (Coord.). Lecturas adolescentes. Barcelona: Graó, 2009.

DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009.

ESCOSTEGUY, A. C. JACKS, N. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

ESCOSTEGUY, A. C.; SIFUENTES, L.; BIANCHINI, A. O uso de tecnologias por famílias agricultoras: uma reflexão metodológica. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 13, n. 38, p. 97-115, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2kGMnud . Acesso em: 12 set. 2017.

FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MACHIAVELLI, Marina. A leitura de adolescentes: dados de um estudo exploratório. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Intercom, 2017. p. 1-15.

MALINI, F. Literatura, Twitter e Facebook: a economia dos likes e do RTS dos usuários-fãs de literatura brasileira nas redes sociais. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 17, 2014.

MARGALLO, A. M. M. G. Entre la lectura juvenil y la adulta: el papel de los «best sellers». In: COLOMER, T. (Coord.). Lecturas adolescentes. Barcelona: Graó, 2009. p. 221-239.

MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Ciudad de México: Fondo de cultura económica, 2002.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTÍN-BARBERO, J. Jóvenes entre el palimpsesto y el hipertexto. Barcelona: Ned Ediciones, 2017.

PETIT, M. P. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ROCHA, E. P. G.; PEREIRA, C. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

RONSINI, V. V. M. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero: ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção. In: GOMES, I. M. M.; JANOTTI JUNIOR, J. (Orgs). Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: Edufba, 2011.

RONSINI, V. V. M. Prefácio. In: Jacks, N. Piedras, E. Pieniz, M. John, V. (org.). Meios e audiências III: reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 7-9.

SANTAELLA, L. O Leitor ubíquo e suas consequências para a educação. Paraná: Coleção Agrinho, [2004]. Disponível em: https://bit.ly/2hzimsA . Acesso em: 23 de jan. de 2017.

SCOLARI, C. A. El translector: lectura y narrativas transmedia en la nueva ecología de la comunicación. La Lectura en España, Madrid, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2MTbZj2. Acesso em: 28 mar. 2017.

TRAVANCAS, I. O livro e a leitura para adolescentes do Rio de Janeiro e de Barcelona. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 38., 2015, Rio de Janeiro Anais eletrônicos […]. Rio de Janeiro: Intercom, 2015. p. 1-14. Disponível em: https://bit.ly/2kRDzSa . Acesso em: 20 abr. 2016.

WINOCUR, R. Robinson Crusoe ya tiene celular: la conexión como espacio de control de la incertidumbre. Nueva Época, Gadalajara, n. 14, p. 235-240, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Adolescentes e o livro: internet como mediadora de novas práticas de leitura. (2019). Novos Olhares, 8(2), 64-75. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.162144