Espaços e Imagens da Gentrificação no Centro de São Paulo

Autores

  • Fabio Raddi Uchôa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90202

Palavras-chave:

Gentrificação, Publicidade, Minisséries

Resumo

Dos anos 1990 à atualidade, de maneira intensificada com os preparativos para a Copa do Mundo 2014 (FIFA), o centro de São Paulo é foco de ações de requalificação urbana. Denominado por alguns autores de “gentrificação”, trata-se de um processo de substituição dos habitantes de uma região, por aqueles de uma classe mais abastada, associado a modificações físicas, sociais, culturais e imagéticas. A presente pesquisa, em termos figurativos, analisa a reverberação de tal processo na produção audiovisual contemporânea, a partir de dois grupos particulares de imagens: a) a publicidade televisiva realizada pelo Grupo INK e b) a minissérie Amor em 4 atos (2011).

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Raddi Uchôa
    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Desde o início de 2014, desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, explorando as representações de São Paulo na produção televisiva recente. Faz parte do Conselho Deliberativo Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), sendo também um dos co-editores da Revista Rebeca. E-mail: raddiuchoa@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Espaços e Imagens da Gentrificação no Centro de São Paulo. (2014). Novos Olhares, 3(2), 47-58. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90202