Sobre a Revista

Foco e Escopo

“Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães...”
(João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas)

 

Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira (Qualis A4) é uma publicação semestral das alunas e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

Seu objetivo é divulgar trabalhos que versem sobre temas de interesse para o debate contemporâneo dos estudos de literatura brasileira e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, sobretudo nas quatro linhas do Programa: A Poesia no Brasil; A Prosa no Brasil; Historiografia e Crítica Literárias; e Literatura, as Demais Artes e Outras Áreas de Conhecimento.


A revista aceita periodicamente contribuições inéditas de artigos, resenhas, criações literárias e versões para o português de textos de criação literária em língua estrangeira que estejam em domínio público ou cujos direitos tiverem sido cedidos pela autora ou autor em autorização por escrito.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições submetidas à avaliação devem ser originais e inéditas e não podem estar em processo de avaliação por outra revista.

Antes da avaliação por pares, os textos são submetidos a um processo de avaliação interna (desk review) em que são verificadas certas características, como a aderência às políticas de seção, formatação adquada etc. Nessa etapa também são verificados possíveis desvios de conduta ética, como plágio, autoplágio, colaboração fantasma entre outras. Para isso são utilizadas ferramentas como o iThenticate, CopySpider e buscas humanas feitas por nossos editores.

A avaliação dos textos recebidos pela revista Opiniães é realizada por método duplo-cego, ou seja, absolutamente anônimo. Para isso solicitamos que os arquivos enviados não mantenham nenhuma forma de identificação. Os textos submetidos a publicação que não atenderem às exigências mínimas previstas nas normas para cada seção específica não participarão do processo de avaliação. Apenas serão aceitos artigos em português.

Todos os textos recebidos serão analisados pela Comissão Editorial e, se considerados adequados à linha editorial da revista, serão enviados à avaliação por membros do Conselho Editorial e por consultoras e consultores ad hoc, em sistema de avaliação cega (sem identificação de autoria) por pareceristas de titulação igual ou superior à da autora ou autor.


Cada texto receberá o parecer anônimo de, no mínimo, duas pessoas convidadas. Caso haja discrepância entre as análises, um terceiro parecer será solicitado. A autora ou autor receberá todos os pareceres.


Para os textos teóricos ou críticos, serão considerados os quesitos:


- contribuição aos estudos de literatura brasileira;
- originalidade de conteúdo;
- domínio do contexto da discussão;
- fundamentação teórica;
- clareza de objetivos;
- coerência e pertinência da argumentação;
- estrutura e organização do texto;
- linguagem e qualidade da redação;
- relação entre o resumo e o artigo;
- adequação de palavras-chave;
- consistência da bibliografia utilizada;
- atualidade da bibliografia utilizada.


Para os textos artísticos, serão consideradas as questões:


- A relação entre os elementos compositivos (narrador, foco, espaço, tempo, fábula, estilo, ritmo, sonoridade, entre outros, conforme o gênero) sustenta o texto como um objeto de arte consistente pela produção de seus efeitos estéticos?
- O texto suscita o diálogo com outros textos, sendo possível uma leitura crítica ou uma resposta criativa (por exemplo, de outro texto ficcional)?
- A extensão do texto é adequada ao efeito produzido e ao contexto da leitura em uma revista?


Para cada questão, a pessoa responsável pelo parecer poderá responder com “sim”, “parcialmente” ou “não”. Em seguida, deverá incluir suas “indicações, comentários e/ou condições para aprovação”. A avaliação deverá propor que o texto seja “aprovado”, “aprovado condicionalmente” (ou seja, mediante as alterações indicadas no parecer, após as quais a autora ou autor terá um prazo de 15 dias para realizar as alterações requisitadas) ou “reprovado para esta edição” (podendo ser reformulado e novamente enviado para chamadas futuras).

O resultado do processo de avaliação será comunicado por e-mail para a autora ou autor, com notificação de aceitação ou recusa do texto, ou solicitação para realizar modificações. As mudanças estarão sujeitas a nova apreciação e submissão do artigo. Em caso de aprovação, o texto passará por revisão ortográfica e gramatical, com possível contato com a autora ou autor para solução de dúvidas. Após revisão e diagramação, os artigos serão publicados na edição indicada da revista, e o aviso da publicação será feito por e-mail. O momento da publicação das contribuições recebidas será decidido pelas pessoas responsáveis pela edição do número e pela Comissão Editorial.

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral, sendo publicada em formato eletrônico PDF. Por ano, são publicados no mínimo 14 artigos inéditos.

A revista não recebe submissões em fluxo contínuo, apenas durante o período estabelecido e divulgado de nova chamada. 

 

Política de Acesso Livre 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que os autores não serão cobrados de forma alguma para o envio, avaliação ou publicação de seus artigos.

 

Arquivamento

A Revista Opiniães garante a preservação a longo prazo de seus artigos utilizando da Rede de Preservação do PKP (PKP PN) e do sistema LOCKSS para o arquivamento seguro de seu material.

 

Declaração de direitos autorais

Os autores aprovados mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos publicados são simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC), a qual permite o compartilhamento mediante menção da autoria e sua publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.

 

Resolução de conflitos de interesse e violações éticas

Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

 

Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira

A revista Opiniães foi criada por alunos do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira (DLCV-USP), que buscavam espaço em revistas da área para a publicação de seus artigos e ensaios. A dificuldade de aceitação nesses espaços, dado que geralmente privilegiam a divulgação de textos de docentes, e o aumento das exigências de publicação discente por parte das entidades de fomento à pesquisa foram duas determinantes práticas para sua criação.

As contribuições são abertas a pesquisadores vinculados a instituições acadêmicas diversas. 

 

ISSN Eletrônico: 2525-8133

ISSN Impresso: 2177-3815