Chamada aberta - Opiniães n. 16: Performatividade e campo expandido na literatura brasileira contemporânea

2019-11-06

chamada_Opiniaes_161.jpg

Chamada de trabalhos Opiniães 16 

Dossiê: Performatividade e campo expandido na literatura brasileira contemporânea

A Opiniães – Revista dos alunos de literatura brasileira (FFLCH-USP) convida pesquisadores e alunos a submeterem artigos e ensaios que abordem a performatividade na literatura contemporânea brasileira, a qual, em consonância com R. Laddaga (2007), parece ter abandonado o apego à tradição das grandes letras e se coadunado a um devir próprio da arte contemporânea.

A indicação, por exemplo, de “dobradiças e vitrines” por Flora Süssekind na ficção de 1980, confirmava o surgimento de um hibridismo técnico e imagético que alternava esquemas de representação e de figuração. É como se naquela altura a literatura já instaurasse, portanto, uma performatividade no limiar entre o ficcional e a vida, o orgânico e o artificial, o experienciado e o encenado.

Nessa direção, observando os últimos 30 anos, é diante de uma linguagem em processo, projetada enquanto acontecimento em si, que desloca a literatura a uma espécie de “campo expandido” – expressão utilizada pela crítica de arte Rosalind Krauss para se referir à escultura que deveria se tornar uma categoria estética infinitamente maleável –, que lançamos luz a discutir a multiplicidade de possibilidades para a produção, a circulação, a reprodução e a enunciação da literatura brasileira contemporânea.

Assim, apesar da abrangência do tema aqui apresentado, esperamos receber para este número da Opiniães perspectivas diversas no intuito de desenhar, por meio deste dossiê, uma cartografia que dialogue com aspectos caros à pesquisa da contemporaneidade da literatura brasileira, tais como: o fazer processual; o gesto da escrita como matéria-prima do texto; o embaralhamento da distância entre leitor e autor; o literário como espaço vital à construção de presença e também em relação com o campo expandido da experiência estética.

Aproveitamos para lembrar que a revista também destina espaço para a publicação de artigos de tema livre, resenhas, ensaios, traduções inéditas e criação literária.

A submissão dos textos deverá seguir as normas da revista e deve ser feita até o dia 20/01/2020, via sistema, pelo endereço eletrônico www.revistas.usp.br/opiniaes.

As submissões são abertas a pesquisadores vinculados ou não a instituições acadêmicas, não sendo necessário título de mestre/doutor. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e a qualidade dos artigos a serem publicados.



Juliana Caldas e Thiago Fernandes
Editores da Opiniães 16