Os Contos de Ferréz, a Nova Literatura Marginal e o Rap

Autores

  • Diego Kauê Bautz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.154669

Palavras-chave:

Ferréz, Rap, Lugar de enunciação, Conto, Oralidade, Nova literatura marginal

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de apresentar brevemente algumas das discussões a respeito dos contos de Ferréz, da nova literatura marginal e do rap presentes na dissertação intitulada Os contos de Ferréz: das relações entre a nova literatura marginal e o rap. Para tal, procurou-se tecer comentários a fim de sintetizar as principais linhas de investigação: o lugar de enunciação das produções periféricas e a sua relação com um complexo contrato de leitura que confunde os limites entre dados ficcionais e factuais; o peculiar princípio ético que orienta esse tipo de obra; e a oralidade. Desta forma, pôde-se compreender que os contos de Ferréz se associam a uma produção identificada à cultura do hip-hop nacional. O que é possível reconhecer na utilização de um registro linguístico peculiar que confere coesão ao grupo. Sendo assim, a escrita ferreziana expressa pouca autonomia criativa do escritor, pois se articula coletivamente baseada nos preceitos do hip-hop.

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Biografia do Autor

  • Diego Kauê Bautz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). E-mail: diegobautz@hotmail.com.

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Outras contemplações sobre a prosa e poesia nacional

Como Citar

Os Contos de Ferréz, a Nova Literatura Marginal e o Rap. (2019). Opiniães, 14, 178-190. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.154669