O discurso homoerótico feminino na canção e a ditadura militar brasileira

Uma análise a partir do processo censório do fonograma “O sorvete” (1974), de Tuca.

Autores

  • Renato Gonçalves Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.164261

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Ditadura Militar, Censura, Homoerotismo, LGBT

Resumo

No presente artigo, analisamos o discurso homoerótico feminino na canção brasileira em relação à ditadura militar a partir do processo censório do fonograma “O Sorvete” (1974), da cantora, compositora e instrumentista assumidamente lésbica Tuca (1944 - 1978). Após o resgate da questão homoerótica na música brasileira e da trajetória da artista, discutimos as práticas da censura musical e as estratégias de defesa do discurso homoerótico feminino, além de esmiuçarmos o erotismo contido na obra de Tuca. Como resultados, levantamos questionamentos acerca do direcionamento conservador da ditadura militar, a elevação da subjetividade e do homoerotismo à categoria política no cenário pós-1968 e a invisibilidade de Tuca dentro da historiografia oficial da canção popular-comercial brasileira.

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Cultura brasileira em questão

Como Citar

O discurso homoerótico feminino na canção e a ditadura militar brasileira: Uma análise a partir do processo censório do fonograma “O sorvete” (1974), de Tuca. (2019). Opiniães, 15, 136-155. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.164261