A pesquisa sobre ética na Comunicação Organizacional

estudo parcial da produção acadêmica 2004-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158438

Palavras-chave:

Ética, Comunicação Organizacional, Epistemologia, Relações Públicas

Resumo

De que “ética” estamos falando na pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional? A partir da análise de 27 artigos sobre o tema publicados de 2004 a 2018 foi possível observar que (1) a maioria dos textos não discute o conceito de “ética”, mas emprega-o a partir de definições prévias, sobretudo etimológicas; (2) o método principal é a reflexão teórica acompanhada de exemplos, seguido por entrevistas e estudos de caso; (3) as referências são tomadas principalmente a partir da Filosofia e Administração: estudos de comunicação são cerca de 30% das referências. Esses pontos são analisados no contexto da epistemologia da comunicação.

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Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero
    • Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
    • Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL)
    • Professor do PPG em Comunicação da FCL
  • Fernanda Queiroz Rivelli, Faculdade Cásper Líbero
    • Mestranda em Comunicação pela FCL
    • Bacharel em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip)
    • Gerente de Comunicação Corporativa

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sá; RIVELLI, Fernanda Queiroz. A pesquisa sobre ética na Comunicação Organizacional: estudo parcial da produção acadêmica 2004-2018. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 31, p. 27–41, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158438. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/158438.. Acesso em: 19 abr. 2024.