O uso da fotografia na Educação Ambiental: tecendo considerações

Autores

  • Larissa Souza da Silveira Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador - BA
  • Josineide Vieira Alves Faculdade Ruy Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p125-146

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Sujeito Ecológico, Fotografia

Resumo

Este artigo investiga as contribuições da fotografia como recurso metodológico e educativo em Educação Ambiental para a formação de sujeitos participativos e atuantes no processo socioambiental. A revisão de literatura abrangeu desde pressupostos históricos importantes na consolidação do quadro ambiental atual, a visão de sujeito ecológico e a caracterização da educação ambiental crítica até a apresentação de um levantamento das metodologias utilizadas nessa área, destacando a fotografia como possibilidade iminente. Segue-se uma reflexão acerca da interface fotografia-educação ambiental, explicitando as vantagens dessa parceria teórico-metodológica para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e atuantes na área ambiental.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd952257581