O ensino de alemão em escolas públicas pela perspectiva do letramento crítico: um subprojeto PIBID em foco

Autores

  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88371927148174

Palavras-chave:

PIBID Subprojeto Letras-alemão, Ensino de alemão em escolas públicas, letramento crítico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino da língua alemã em escolas públicas com foco na promoção do letramento crítico. Para tanto, partimos da definição de Letramento e de Letramento Crítico, articulando o último com as atividades desenvolvidas por graduandos em Letras-alemão no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Letras-alemão - em duas escolas estaduais do interior paulista. As reflexões apresentadas basearam-se nos planejamentos e nos diários reflexivos dos licenciandos e nas percepções da coordenadora do subprojeto. Os resultados apontam para o potencial do ensino de alemão em escolas públicas brasileiras, não apenas para a aprendizagem de um novo idioma, mas também para uma formação crítica e cidadã dos alunos

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Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Nao definida

Como Citar

O ensino de alemão em escolas públicas pela perspectiva do letramento crítico: um subprojeto PIBID em foco. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 19, n. 27, p. 148–174, 2016. DOI: 10.11606/1982-88371927148174. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/113857.. Acesso em: 29 mar. 2024.