Von Glaubenskämpfen und Himmelfahrtskommandos: Metaphorik im deutschen Mediendiskurs zur Inklusion

Autores

  • Romana Castro Zambrano Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837192995

Resumo

O sistema escolar alemão tradicional é caracterizado por seu alto nível de seletividade. Porém, em 2008, a Alemanha se comprometeu a adotar um sistema educacional inclusivo. Essa decisão causou uma discussão controversa na mídia que continua até hoje. Desde uma perspectiva da Linguística Cognitiva (LC), nota-se um uso considerável de metáforas bélicas e religiosas nesse debate midiático. No presente artigo, orientado pelos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso (ACD), pretende-se analisar esses fenômenos metafóricos com base na teoria da Integração Conceitual. O corpus se constitui de artigos publicados entre 2011 e 2015 em quatro jornais digitais alemães de importância nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ZAMBRANO, Romana Castro. Von Glaubenskämpfen und Himmelfahrtskommandos: Metaphorik im deutschen Mediendiskurs zur Inklusion . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 29, p. 95–124, 2016. DOI: 10.11606/1982-8837192995. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/128170.. Acesso em: 23 abr. 2024.