Erro e Maestria na Bildung goethiana e seus desdobramentos

Autores

  • Marco Antônio Araújo Clímaco Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837203178

Palavras-chave:

Goethe, erro e maestria, Bildung

Resumo

Da inspiração prometeica do Sturm und Drang à apoteose alegórica do Fausto II, a trajetória de Goethe perfaz um esforço contínuo para salvar e ressignificar a ingenuidade poética ante a exigência histórica de um inaudito antagonismo e autossuficiência individual, conferindo legitimidade ao seu sentimento inato da existência como “zweite Natur”. Tal ambivalência induziu mesmo críticos benevolentes de Goethe a encarar seu projeto da Bildung como um momento preliminar e controverso, cujo acento demasiado individualista viria mais tarde a ser definitivamente suplantado pela dedicação às ciências naturais e àmoral da renúncia. Este artigo se propõe mostrar como a Bildung goethiana, corretamente compreendida como “educação para o erro”, institui uma relação de continuidade solidária e complementar entre o erro e a maestria, a qual o poeta alemão vai desdobrar e consagrar em três de suas convicções fundamentais: a dos desvios e deformações como possibilidades constitutivas das leis da natureza e de seu legítimo procedimento formativo; da criação poética superior como um “elevar à altura do espírito e tornar eficiente às intenções da Natureza”; e a da primazia dos “poetas-imitadores”sobre sacerdotes e filósofos na apropriação da tradição sob a égide de uma “pura personificação característica”

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Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CLÍMACO, Marco Antônio Araújo. Erro e Maestria na Bildung goethiana e seus desdobramentos. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 31, p. 78–100, 2017. DOI: 10.11606/1982-8837203178. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/133589.. Acesso em: 19 abr. 2024.