O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs

Autores

  • Marceli Aquino Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372032156

Palavras-chave:

Partículas modais alemãs, ensino de língua alemã, teoria da relevância.

Resumo

Este trabalho teve a intenção de investigar sobre o processo de tomada de decisão quanto às funções comunicativas das partículas modais (doravante PM), frente a diferentes contextos. Nesse sentido, aplicamos um questionário online em alemão. Para a coleta de dados foi solicitado a 62 participantes alemães nativos e não nativos que selecionassem dentre um conjunto de orações (contendo ou não PMs) as que proporcionariam interpretações adequadas para contextos pré-estabelecidos. Os resultados apontam que os participantes nativos tiveram maior facilidade em selecionar as opções esperadas nas tarefas apresentadas, porém as reflexões sobre as decisões tomadas foram desafiadoras para ambos os grupos. Portanto, a análise de dados indica deficiências na compreensão da função e complexidade modal das PMs. Assim, além de investigar as decisões tomadas pelos dois grupos, procuramos oferecer ferramentas para o ensino das PMs em aulas de alemão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marceli Aquino, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP, 05508-010, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AQUINO, Marceli. O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 32, p. 156–179, 2017. DOI: 10.11606/1982-88372032156. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/134704.. Acesso em: 19 abr. 2024.