O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372032156Palavras-chave:
Partículas modais alemãs, ensino de língua alemã, teoria da relevância.Resumo
Este trabalho teve a intenção de investigar sobre o processo de tomada de decisão quanto às funções comunicativas das partículas modais (doravante PM), frente a diferentes contextos. Nesse sentido, aplicamos um questionário online em alemão. Para a coleta de dados foi solicitado a 62 participantes alemães nativos e não nativos que selecionassem dentre um conjunto de orações (contendo ou não PMs) as que proporcionariam interpretações adequadas para contextos pré-estabelecidos. Os resultados apontam que os participantes nativos tiveram maior facilidade em selecionar as opções esperadas nas tarefas apresentadas, porém as reflexões sobre as decisões tomadas foram desafiadoras para ambos os grupos. Portanto, a análise de dados indica deficiências na compreensão da função e complexidade modal das PMs. Assim, além de investigar as decisões tomadas pelos dois grupos, procuramos oferecer ferramentas para o ensino das PMs em aulas de alemão.Downloads
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Publicado
2017-07-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
AQUINO, Marceli. O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 32, p. 156–179, 2017. DOI: 10.11606/1982-88372032156. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/134704.. Acesso em: 19 abr. 2024.