Contra o tempo

autoria e Revolução na obra de Goethe (1795-1803)

Autores

  • Luciana Villas Bôas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837223726

Palavras-chave:

Goethe, Revolução Francesa, classicismo de Weimar, extemporaneidade, autoria

Resumo

Este artigo explora a noção de extemporaneidade tomada como um traço distintivo do modelo temporal adotado pelos classicistas de Weimar, por Goethe em particular. Concebe o “extemporâneo” como um preceito e uma prática que supõe um movimento de dissociação do tempo presente e da pessoa do autor. Com base no ensaio “Sansculottismo literário” e na tradução da “Vida” de Benvenuto Cellini, publicadas originalmente no periódico As Horas (Die Horen), procuro esboçar o elo entre a resposta à Revolução Francesa e a reflexão sobre autoria, e discutir os limites da ‘extemporaneidade” de Goethe como meio de implementar a autonomia artística.

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Publicado

2019-02-22

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Teoria da História

Como Citar

VILLAS BÔAS, Luciana. Contra o tempo: autoria e Revolução na obra de Goethe (1795-1803). Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 37, p. 26–50, 2019. DOI: 10.11606/1982-8837223726. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/155114.. Acesso em: 18 abr. 2024.