1989 e as consequências: as representações da ausência no cinema pós-muro

Autores

  • Claudia S. Dornbusch USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000100003

Palavras-chave:

Cinema alemão após 1989, ausência, vazio

Resumo

Parece estranho à primeira vista tratarmos do tema da ausência, tão caro à antropologia, à semiótica e às artes. Para tanto, procederemos inicialmente a uma breve conceituação do termo, para depois passarmos a um curto panorama da produção cinematográfica dos últimos 20 anos na Alemanha, que geralmente acompanha tendências semelhantes na literatura. Verificaremos em que medida podem ser detectados elementos de ausência no cinema pós-muro na Alemanha. Em seguida, procederemos a uma análise de planos fílmicos de três filmes nos quais se evidencia a questão da ausência. Para este trabalho, utilizaremos como base teórica considerações de Lehmann/Weibel, Bernhard Waldenfels, Gilles Deleuze e Michel Chion.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

DORNBUSCH, Claudia S. 1989 e as consequências: as representações da ausência no cinema pós-muro . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 17, p. 25–49, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000100003. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/38098.. Acesso em: 16 abr. 2024.