Present Directions of German Exile Studies in the USA

  • Hans-Bernhard Moeller
Palavras-chave: Estudos norte-americanos sobre literatura alemã de exílio, Filhos de exilados, Mulheres no exílio

Resumo

Este ensaio trata da presente situação dos estudos norte-americanos sobre literatura alemã de exílio, focalizando a volta recente de um enfoque puramente literário a uma perspectiva social e cultural. Essa volta torna-se evidente em projetos de pesquisa sobre filhos de exilados, bem como no interesse crescente em mulheres no exílio.

O artigo apresenta as oportunidades abundantes de pesquisa nos Estados Unidos, mas observa também indícios de frustração e cansaço. Talvez, a troca de gerações entre os germanistas norte-americanos contribua para criar uma atitude diferente em relação ao assunto do exílio literário. Em vista de modificações políticas e mudanças tecnológicas, uma reorientação dos estudos literários do exílio pode ser inevitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans-Bernhard Moeller

The author is Associate Professor of German Studies, Film and Comparative Literature at the University of Texas, Austin.

Publicado
1999-11-05
Como Citar
Moeller, H.-B. (1999). Present Directions of German Exile Studies in the USA. Pandaemonium Germanicum, (3), 127-149. https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.1999.63939
Edição
Seção
Literatura/Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft