Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994)

Autores

  • Angela Pawlik
  • Henrick Stahr

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.1999.63902

Palavras-chave:

Recepção literária, Intertextualidade, Literatura alemã moderna, Literatura brasileira contemporânea, Thomas Mann

Resumo

O romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, é construído como um jogo literário de referências intertextuais à obra de Thomas Mann. Serviram de modelo, sobretudo, os contos Enttäuschung (Desilusão) e Tod in Venedig (Morte em Veneza) e o romance Doktor Faustus (Doutor Fausto). Trevisan utiliza personagens, motivos e temas de Thomas Mann em vários níveis de sua própria criação literária e os toma como padrão de uma noção "européia" de arte, cuja essência é discutida através das personagens, em busca de uma identidade artística especificamente brasileira. O artigo faz uma análise crítica desta recepção produtiva de motivos mannianos, referindo-se às idéias básicas do romance.

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Biografia do Autor

  • Angela Pawlik
    Angela Pawlik ist Germanistin; Henrick Stahr war von 1994 bis 1998 DAAD-Lektor an der UFC, Fortaleza-CE. Zur Zeit leben beide in Berlin.
  • Henrick Stahr
    Angela Pawlik ist Germanistin; Henrick Stahr war von 1994 bis 1998 DAAD-Lektor an der UFC, Fortaleza-CE. Zur Zeit leben beide in Berlin.

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Publicado

1999-11-05

Edição

Seção

Literatura/Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

PAWLIK, Angela; STAHR, Henrick. Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994). Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 3, p. 85–107, 1999. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.1999.63902. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/63902.. Acesso em: 20 abr. 2024.