A história e a ideologia nas relações de contato entre Brasil e Alemanha: Contribuições para o ensino de uma língua estrangeira

Autores

  • Carmen Zink Bolognini

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.1999.64016

Palavras-chave:

Alemão como língua estrangeira no Brasil, Discurso colonialista e pós-colonialista, História, seu significado para o ensino/aprendizado de línguas estrangeiras

Resumo

Dieser Aufsatz kontextualisiert den Unterricht und Erwerb von Deutsch als Fremdsprache in Brasilien im sozio-historischen Feld des kolonialen und post-kolonialen Diskurses. Ausgehend von drei illustrativen Texten, einem von 1620, einem von 1855 und einem von 1998, werden die von deutschen und brasilianischen Sprechern eingenommenen Interlokutionsorte (Lugares de Interlocução; ORLANDI 1990) sowie die möglichen Konsequenzen für den Unterricht und Erwerb des Deutschen als Fremdsprache diskutiert.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carmen Zink Bolognini
    A autora é professora doutora do Departamento de Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

1999-11-05

Edição

Seção

Língua/Sprache

Como Citar

A história e a ideologia nas relações de contato entre Brasil e Alemanha: Contribuições para o ensino de uma língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 3, p. 315–331, 1999. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.1999.64016. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/64016.. Acesso em: 28 mar. 2024.