Thompson e as ciências sociais: possibilidades metodológicas para pensar os movimentos sociais contemporâneos

Autores

  • Cleber José Bosetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2010.74540

Palavras-chave:

Thompson, ciências sociais, metodologia, movimentos sociais.

Resumo

As incursões teóricas e metodológicas de Thompson contribuíram para se pensar o social a partir das experiências do agir humano, sem perder de vista a dimensão de totalidade desse social. Nesse sentido, pensar o social exige esforços teóricos e empíricos para captar os fenômenos humanos em suas relações múltiplas com o real. Partindo das experiências singulares e cotidianas, Thompson nos ensinou ser possível compreender, a partir dessas experiências, o social em sua amplitude e complexidade, desvendando os processos constitutivos desse social e projetando-lhe propostas de transformação. O legado teórico e empírico desse historiador inglês oferece um instrumental metodológico instigante para o estudo dos movimentos sociais, principalmente por sua capacidade de articular as dimensões culturais da vida social com a perspectiva do materialismo histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleber José Bosetti, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2010-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Thompson e as ciências sociais: possibilidades metodológicas para pensar os movimentos sociais contemporâneos. (2010). Plural, 17(2), 69-86. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2010.74540