Sobre a Revista

Foco e Escopo

 Pesquisa Odontológica Brasileira tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa básica e aplicada e artigos de divulgação e de atualização na área de pesquisa odontológica.

O título abreviado da revista é Pesqui. Odontol. Bras., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

1. Missão

1.1.
A Pesquisa Odontológica Brasileira (POB) é um periódico de publicação trimestral que tem por objetivo disseminar e promover o intercâmbio de informações das várias áreas às quais se dedica a pesquisa odontológica.

1.2.
A POB está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional.

2. Categorias de trabalhos aceitos

2.1.
São aceitos trabalhos de pesquisa básica e aplicada (incluindo estudos clínicos).

2.2.
Não são aceitos relatos de caso nem revisões de literatura, exceto em caráter excepcional, mediante convite da comissão de publicação.

2.3.
Teses e/ou monografias devem ser reescritas nos moldes de um artigo científico.

3. Idioma

3.1.
São aceitos trabalhos redigidos no idioma inglês.

 

4. Responsabilidade pelo conteúdo

4.1.
Os conceitos e as informações encontrados nos originais e publicados na revista são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão de Publicação ou do Conselho Editorial.

5. Ineditismo e direitos autorais

5.1.
Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitido o envio simultâneo a outro periódico.

5.2.
A submissão dos originais à POB implica a transferência integral e irrevogável de seus direitos autorais.

5.3.
Os originais devem ser acompanhados de um termo de transferência e declaração de responsabilidade, firmado por todos os autores, uma original e uma cópia, como segue:
Eu (nós), [nome(s) do(s) autor(es)], autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à apreciação da Pesquisa Odontológica Brasileira para nela ser publicado, declaro(amos) concordar, por meio deste suficiente instrumento, que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Pesquisa Odontológica Brasileira desde a data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida junto à Pesquisa Odontológica Brasileira. No caso de a publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada após a devolução definitiva do citado trabalho por parte da Pesquisa Odontológica Brasileira, mediante o recebimento, por parte do(s) autor(es), de ofício específico para esse fim. Declaro(amos) ainda que o citado trabalho não foi nem está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico.
[Data/assinatura(s)]

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

A revista é indexada em:

  • LILACS: 1991 -

  • Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO): 1987 -

  • Biological Abstract: 1988 -

  • Index Medicus: 1997 -

  • Index to Dental Literature: 1987 -

  • MEDLARS: 1997 -

  • Medline: 1988 -

  • PubMed: 1997 -

  • The Serials Directory: 1988 -

  • Ulrich's: 1988 -

Copyright

A Pesquisa Odontológica Brasileira reserva todos os direitos autorais do trabalho publicado, inclusive a tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte.

Patrocinadores

A publicação da revista é financiada com recursos dos:

-Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

-Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo (USP)

 

 

Histórico do periódico

A Pesquisa Odontológica Brasileira é a nova revista publicada trimestralmente (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro, outubro-dezembro), com mais um suplemento anual (Anais da Reunião de Pesquisa Odontológica da SBPqO), pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e pela Universidade de São Paulo, substituindo a Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo ( ISSN 0103-0663).

A nova revista inicia com o vol. 14, número 1, de janeiro de 2000, mantendo a numeração de sua antecessora, que foi publicada entre 1987 e 1999, do vol. 1 ao vol. 20.