O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio, Argentina, Educação Profissional, Ensino Médio Técnico

Resumo

No sentido de aportar para a análise do problema da evasão escolar na secundária técnica argentina, apresentam-se, neste trabalho, os dados estatísticos educacionais nacionais para esse nível de ensino no ano de 2015, os quais são discutidos em relação a qualidade do dado obtido e desagregados por modalidade (técnica e não técnica), sexo e tipo de oferta (privada e pública).  A discussão dos dados quantitativos se faz com base em literatura sobre evasão escolar e 18 depoimentos de gestores da informação educacional e da modalidade educação técnico-profissional no país. Constatou-se que ainda estão em processo de desenvolvimento sistemas de informações capazes de trazer a medida da evasão escolar e qual a real influência dos fatores escolares a ela associados. Sem informações sistematizadas o discurso em torno dos fatores associados à evasão escolar pode trabalhar em prol de preconcepções de enraizamento histórico a respeito da escola secundária técnica - como seu mandato seletivo e questões de gênero - influenciando o discurso sobre as iniciativas pensadas, negadas ou invibilizadas no combate à evasão escolar na secundária técnica.

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Biografia do Autor

  • Denise Bianca Maduro Silva, Universidade federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pelo Doutorado Latino-americano em Educação da UFMG. Mestre em Ciências Sociais com Orientação em Educação pela FLACSO/Argentina. Pedagoga pela UFMG. Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. E-mail: denisebianca@ufmg.br.

  • Fabrício Aparecido dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós doutorando em Física (ICEX/UFMG), doutor em fisica aplicada a biologia molecular no Instituto de Fisica de São Carlos(IFSC/USP), mestre em ciência  em engenharia de materiais(IFSC/USP) graduado em fisica aplicada a ciência dos materiais(UFOP). Emailfabricio.santos@mediconchip.com.br.

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Publicado

2019-12-30

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Artigos

Como Citar

O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina. (2019). Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(35), 132-149. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974