Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Rodrigo Linck Graeff Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul
  • Cícero E. Vaz Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000300005

Palavras-chave:

Psicopatologia, TDAH, Diagnóstico, Avaliação psicológica

Resumo

O objetivo desse artigo é efetuar um estudo teórico sobre alguns dos recursos mais utilizados em termos de avaliação e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma patologia de alta prevalência na infância e adolescência. A prática clínica aponta uma alta incidência de crianças que procuram atendimento com diagnóstico prévio de TDAH, que muitas vezes não é correto. Os próprios estudos de prevalência mostram achados que se diferem bastante, alertando para a necessidade de se refletir sobre o processo de avaliação e diagnóstico. Este artigo visa a apontar algumas das técnicas mais utilizadas para a avaliação da criança e do adolescente, abordando o processo como um todo, tendo em vista maior confiabilidade no diagnóstico e no tratamento.

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Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação e diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). (2008). Psicologia USP, 19(3), 341-361. https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000300005