O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014Palavras-chave:
Professores, Trabalho docente, Abandono, Magistério públicoResumo
Este estudo, acerca do abandono do trabalho docente por professores da rede estadual de ensino de São Paulo, se constitui em uma tentativa de delimitar e caracterizar um fenômeno - a evasão de professores - que vem se acentuando nos últimos anos e, também, de compreender sob um ângulo específico as relações entre os vários determinantes desse fenômeno. Procura-se identificar, para além dos baixos salários e da desvalorização do professor, outros fatores presentes nessa rede de conexões que chamamos de processo de abandono e que é formada durante a vida profissional do professor. Ao centralizar-se na análise das histórias de vida profissional de ex-professores, busca-se, para além dos motivos - que podem estar determinados tanto pelas condições externas quanto pelas disposições internas do indivíduo ou, ainda, e mais provavelmente, por uma combinação de ambos - as formas como fatos e acontecimentos são percebidos e vivenciados por cada indivíduo e como se combinam dos mais diferentes modos para constituir o processo de abandono.Downloads
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Publicado
2002-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente . (2002). Psicologia USP, 13(2), 243-276. https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014