O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente

Autores

  • Flavinês Rebolo Lapo Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Belmira Oliveira Bueno Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014

Palavras-chave:

Professores, Trabalho docente, Abandono, Magistério público

Resumo

Este estudo, acerca do abandono do trabalho docente por professores da rede estadual de ensino de São Paulo, se constitui em uma tentativa de delimitar e caracterizar um fenômeno - a evasão de professores - que vem se acentuando nos últimos anos e, também, de compreender sob um ângulo específico as relações entre os vários determinantes desse fenômeno. Procura-se identificar, para além dos baixos salários e da desvalorização do professor, outros fatores presentes nessa rede de conexões que chamamos de processo de abandono e que é formada durante a vida profissional do professor. Ao centralizar-se na análise das histórias de vida profissional de ex-professores, busca-se, para além dos motivos - que podem estar determinados tanto pelas condições externas quanto pelas disposições internas do indivíduo ou, ainda, e mais provavelmente, por uma combinação de ambos - as formas como fatos e acontecimentos são percebidos e vivenciados por cada indivíduo e como se combinam dos mais diferentes modos para constituir o processo de abandono.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente . (2002). Psicologia USP, 13(2), 243-276. https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014