A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC)

Autores

  • Clóvis Reis FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Ana Cláudia Zoschke FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Mauro Marcelo Mattos FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Humberto Leopoldo Pacheco Cardoso Filho

Palavras-chave:

Integração P&D-Marketing, Rede pública de saúde, Blumenau

Resumo

A partir da perspectiva comunicacional, o presente trabalho analisa a integração entre o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) e o Departamento de Marketing na implantação de um sistema web para a gestão de saúde na rede pública de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. O prontuário eletrônico elimina a necessidade de preenchimento de fichas de papel, acelerando o cadastramento dos pacientes.A ferramenta envia os exames para as equipes de trabalho, armazena o resultado das consultas anteriores e disponibiliza um banco de dados acessível a partir de qualquer unidade da rede. O processo está implantado em uma Unidade de Atenção Básica e encontra-se em fase de implantação em oito farmácias de Ambulatórios Gerais e da Policlínica, com possibilidade de se expandir para toda região. A realização desta pesquisa constatou a importância da partilha de informações e da flexibilidade de papéis na relação entre os departamentos envolvidos na implementação de uma iniciativa inovadora. Tal dinâmica influencia decisivamente o resultado final de uma proposta. Os dados ajudam a compreender a estrutura organizacional de uma atividade que dependa da cooperação entre diferentes áreas de uma empresa, oferecendo informações que aprimorem o fluxo de trabalho e o relacionamento em projetos futuros. Além disso, contribui para uma análise sobre o papel da comunicação no desenvolvimento de projetos de inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clóvis Reis, FURB - Universidade Regional de Blumenau
    Doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra – Espanha Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Ana Cláudia Zoschke, FURB – Universidade Regional de Blumenau
    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Professora do Departamento de Comunicação (FURB) FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Mauro Marcelo Mattos, FURB – Universidade Regional de Blumenau
    Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) FURB – Universidade Regional de Blumenau
  • Humberto Leopoldo Pacheco Cardoso Filho
    Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB) FURB – Universidade Regional de Blumenau

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A integração p&d-marketing na implantação de um sistema de gestão na rede pública de saúde do município de Blumenau (SC). (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 179-197. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100140