A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA

Autores

  • Vinicius Dornelles Valent Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Geni de Sales Dornelles
  • Joice Zagna Valent Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Oligopólio, gestão estratégica, inovação, empreendedorismo

Resumo

Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Dornelles Valent, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
    Professor de Administração no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Mestre em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Geni de Sales Dornelles
    Graduada em Administração de Empresas, Administração Pública e Jornalismo pela UFRGS; Mestre em Administração pela UFRGS e em Filosofia pela PUC/RS; Doutora em Administração pela FGV/EAESP.
  • Joice Zagna Valent, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 125-149. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100218