GESTÃO ENERGÉTICA E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: A FORMAÇÃO DE PREÇO DA ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Jamerson Viegas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Formação de Preço, Energia Eólica, Gestão Energética, Inovação Sustentável, Rio Grande do Norte

Resumo

O cenário energético mundial nos últimos anos tem passado por um processo de mudança devido ao aumento dos preços dos combustíveis fósseis e dos impactos ambientais, impelindo inúmeros investimentos e estudos em energia eólica. A isso, o estado do Rio Grande do Norte tem recebido diversos investimentos, com a construção de novos parques eólicos na região, tendo em vista, este ter o maior potencial eólico do Brasil, que por sua vez tem fomentado o setor com políticas específicas à produção de energia renovável. Nesse sentido, o seguinte artigo tem por objetivo desenvolver um modelo de formação de preço da energia eólica no estado do Rio Grande do Norte no processo de gestão energética dessa inovação sustentável. Em formato teórico-empírico, por uma metodologia exploratória e explicativa, encontraram-se resultados que evidenciam e definem as principais variáveis que interferem no preço da energia eólica, sendo estas: os custos com equipamentos, os incentivos governamentais e o formato brasileiro de competitividade dos leilões de energia elétrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Henrique Silva de Souza
    Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq)
  • Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia. Avaliador do MEC/INEP. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de São Paulo.
  • Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas
    Professor Adjunto do departamento de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Administração e Turismo.
  • Jamerson Viegas Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO ENERGÉTICA E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: A FORMAÇÃO DE PREÇO DA ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 255-280. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100223