FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS

Autores

  • Ricardo Viduedo Raymundo Faculdade Campo Limpo Paulista
  • José Luiz Contador Faculdade Campo Limpo Paulista
  • José Celso Contador Universidade Paulista

Palavras-chave:

Teoria da Estratégia Empresarial, Estratégia Competitiva, Artefatos em Design Science, Indústria de cabos elétricos

Resumo

Neste artigo procura-se mostrar que é possível construir um artefato em design science para formulação de alternativas de estratégia competitiva empresarial. Para tanto, foi necessário identificar um referencial teórico que pudesse gerar um procedimento adequado à construção de artefatos para esse fim, ou seja, um procedimento que possa ser implementado por meio de rotinas computacionais e possua algum grau de universalidade. A identificação desse referencial teórico foi realizada por meio de pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e interpretativa sobre as principais correntes da teoria da estratégia competitiva, que resultou num estudo comparativo sobre o tema. O procedimento para formulação de alternativas de estratégia competitiva foi aplicado como teste a uma indústria líder de mercado em condutores elétricos empregando-se a metodologia de estudo de caso. Embora não seja objetivo deste artigo projetar o artefato, mostra-se como fazê-lo. A formulação de estratégias é um problema complexo, mesmo para empresas que dispõem de pessoal qualificado para essa tarefa. Assim, acredita-se que a aplicação do design science na abordagem dessa questão pode auxiliar essa tarefa. O estudo relatado se caracteriza pela inovação em sistemas organizacionais e a principal contribuição do artigo está na proposta de um procedimento capaz de gerar o artefato, que pareceu funcionar bem, e na apresentação da sua arquitetura.

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Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM AUXÍLIO DE ARTEFATOS. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 281-308. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100224