RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DAS CAPACIDADES DINÂMICAS E O PROCESSO DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO

Autores

  • Tânia Letícia Santos Faculdade Sumaré
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

capacidades dinâmicas, inovação de produto, inovação de processo, SVA

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre as dimensões da capacidade dinâmica das organizações (Teece, 2007 e 2009) e o processo dinâmico de inovação de uma empresa de serviços de valor agregado, com base nas distintas fases do modelo dinâmico do processo de inovação proposto por Abernathy e Utterback (1978). Para atingir os objetivos propostos para o presente artigo foi adotado o método de pesquisa qualitativa de estudo de caso de uma empresa de Serviços de Valor Agregado (SVA). Com base no referencial teórico e no estudo de caso é possível propor que as dimensões detecção, apreensão e reconfiguração da capacidade dinâmica das organizações têm diferente relevância nas distintas fases do processo de inovação (fluida, transitória e específica).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tânia Letícia Santos, Faculdade Sumaré
    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi(1995), especialização em MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(2005), especialização em CapExecutivo pela Faculdade FIA de Administração e Negócios(2011) e especialização em Planejamento Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(2000).
  • Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela FEA/USP. Curso de especialização na França, BEICIP - Bureau dÉtudes Industrielles et du Petrole. Professor Doutor da área de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente exerce o cargo de Decano (Pró Reitor) de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Preside a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário da mesma Universidade. Foi diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie que congrega as escolas de Administração, Economia e Ciências Contábeis e os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas e o Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial. Foi editor da RAM - Revista de Administração Mackenzie classificada pela CAPES como um periódico no estrato B1, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. No CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Mackenzie, exerceu a função de Coordenador de Pesquisa envolvendo 13 núcleos de estudos e pesquisas. Atuou também como Coordenador do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégia e Inovação. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de ser parecerista da- RAUSP. Revista de Administração, - PIBIC, - , RAE - Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - RAM. Revista de Administração Mackenzie, - RAC. Revista de Administração Contemporânea, Revista Gestão e Regionalidade do IMES, - GEPROS, - ENANPAD, - BALAS, - 3 Es - ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA , ACADEMY OF MANAGEMENT, IBEROAMERICAN, CLADEA, entre outros. É consultor ad hoc do CNPq e da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Planejamento Estratégico e Inovação. Desenvolve estudos nos setores hospitalar, eletroeletrônico, planos de saúde, alumínio, energia elétrica, petroquímica, entre outros. Em trabalho bibliometrico apresentado e constante dos anais do SIMPOI de 2010 pelos professores Ropelato M.; Silveira A.; Machado Denise Del Pra da Universidade Regional de Blumenau foi considerado como um dos cinco autores que mais publicaram trabalhos na área de inovação no período 2006/2009 no Brasil em eventos e revistas. Teve no ENAMPAD de 2007 trabalho indicado entre os três melhores na área de estratégia de organizações. No ENAMPAD de 2008 foi considerado dentre os cinco melhores avaliadores das revistas da ANPAD.

Downloads

Publicado

2015-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RELAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DAS CAPACIDADES DINÂMICAS E O PROCESSO DE INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE VALOR AGREGADO. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 11(4), 213-234. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100280