ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION

Autores

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer Universidade de São Paulo
  • Maria Cecilia Galante Porto
  • Claudio Soares de Moura e Oliveira
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Business Model Generation, Empreendedorismo, Caso de ensino

Resumo

O presente estudo procurou descrever como utilizar o Business Model Generation em aulas de empreendedorismo, objetivando apresentar a metodologia utilizada para aplicar o modelo em sala de aula e a percepção dos alunos sobre o uso de um modelo prático durante o aprendizado. A fundamentação teórica realizada versou sobre o modelo em si e seus antecedentes, sendo na sequência descrita a aplicação do Business Model Generation na disciplina de empreendedorismo na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com os grupos de alunos, no total de quatorze, verificando-se que os mesmos aprovaram a iniciativa, sendo ressaltados pontos fortes e fracos da utilização do modelo em sala de aula. Além disso, apresentou-se a percepção dos docentes sobre a utilização do modelo. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, considerado como um caso de ensino. Poderá contribuir com docentes de graduação na decisão de utilizar o modelo em sala de aula, além de promover o início de pesquisas de temas relacionados ao modelo, uma vez que ainda são poucos os esforços acadêmicos realizados nesse sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Universidade de São Paulo

    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo–USP
    Professora Convidada da Universidade de São Paulo–USP

  • Maria Cecilia Galante Porto
    Doutoranda em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade –FEAC/USP
  • Claudio Soares de Moura e Oliveira
    Mestrando em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade –FEAC/USP
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade de São Paulo

    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo –USP
    Professor da Universidade de São Paulo –USP

Downloads

Publicado

2015-03-27

Edição

Seção

Caso de Ensino

Como Citar

ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL GENERATION. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(1), 07-23. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100311