O IMPACTO DO INVESTIMENTO NA CAPACIDADE INOVADORA DA EMPRESA

Autores

  • Adalberto Ramos Universidade Nove de Julho
  • Silvia Novaes Zilber Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Inovação, Capacidade inovadora, Desempenho empresarial.

Resumo

O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pode contribuir para a formação de capacidade inovadora na empresa. O objetivo deste artigo é identificar a relação entre investimentos em P&D e receitas de vendas. Para tanto, busca verificar se o investimento em inovação mantém relação com a capacidade inovadora da empresa e a contribuição do investimento em P&D para o desempenho das vendas da empresa. Utiliza-se uma pesquisa documental com testes estatísticos utilizando-se variáveis financeiras que possam oferecer subsídios para o estudo das relações entre investimentos em P&D e desempenho inovador da empresa. Os resultados do estudo evidenciam correlações diretas e positivas entre séries temporais de investimentos realizados em P&D e de receitas de vendas, observando-se as defasagens temporais entre os eventos registrados nas demonstrações financeiras das empresas consideradas na pesquisa.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adalberto Ramos, Universidade Nove de Julho
    Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE
  • Silvia Novaes Zilber, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Administração pela FEA/USP, professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Uninove, tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais sobre Inovação, destacando temas como a identificação de novos modelos de negócio, Adoção de Inovação, transformação da indústria por inovações, resultados da Inovação.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O IMPACTO DO INVESTIMENTO NA CAPACIDADE INOVADORA DA EMPRESA. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(1), 303-325. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100326