DOMAIN-SPECIFIC INNOVATIVENESS: A META-ANALYSIS IN BUSINESS AND CONSUMER

Autores

  • Clecio Falcão Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Fernando de Oliveira Santini Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Claudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração, PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

Palavras-chave:

Domain-Specific Innovativeness (DSI), Meta-analysis and Consequents.

Resumo

The specific domain of a product and the perception of innovation are topics that aroused interest in research in the last twenty years, especially after the development of the domain-specific innovativeness (DSI) construct. This paper conducted a meta-analysis to assess the consequents of the DSI. To this end, a total of 276 works were identified in nine databases, of which 78 were included in the study work, generating 98 observations for a sample set of 40,641. The results showed significant relationships between the consequents: adoption of innovation, attitude, behavioral intention, product usage, opinion leader and risk perception. Furthermore, it was noted that the research method (survey vs. experimental) and the country of application (Western vs. Eastern) were moderating factors of the relationships between DSI, opinion leader and behavioral intention.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clecio Falcão Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Professor na Faculdade SENACRS; Doutorando e Mestre em Administração e Negócio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN
  • Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS)
    Professor do PPGA na Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS); Doutor em Administração pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração UFRGS/EA/PPGA.
  • Fernando de Oliveira Santini, Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS)
    Professor na Universidade do Vele do rio dos Sinos (UNISINOS) e ESPM Sul; Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.
  • Claudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração, PUCRS/FACE/PPGAd/MAN
    Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração, PUCRS/FACE/PPGAd/MAN; Doutor em Administração pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração UFRGS/EA/PPGA

Downloads

Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOMAIN-SPECIFIC INNOVATIVENESS: A META-ANALYSIS IN BUSINESS AND CONSUMER. (2016). INMR - Innovation & Management Review, 13(2), 48-67. https://revistas.usp.br/rai/article/view/101883